7 Dicas para economizar energia elétrica em sua casa ou apartamento

economize-na-conta-de-luz

As contas de luz têm chegado mais altas do que o esperado? Nesse artigo vamos oferecer 7 soluções que vão te ajudar a reduzir seu consumo com energia e economizar na sua conta.

Com pequenas mudanças de hábito e algumas alterações na sua casa já é possível economizar energia, contribuindo tanto para a economia na sua conta como para o meio ambiente.


1) Evite banhos longos

Chuveiros elétricos são responsáveis por um grande gasto de energia.

Ao reduzir alguns minutos do seu tempo diário no banho, além de economizar água você também estará economizando energia e, consequentemente, reduzindo os custos da sua conta de luz.

2) Invista em lâmpadas de LED

Apesar de necessitarem de um investimento maior, sempre que possível prefira utilizar lâmpadas de LED em sua residência.

Além de durarem até 50 vezes mais que outros tipos de lâmpada, as lâmpadas de LED são 60% mais econômicas que as fluorescentes compactas e 80% mais econômicas que as incandescentes.

3) Opte por comprar eletrodomésticos eficientes

Sempre que for comprar eletrodomésticos, escolha os equipamentos nível A do Inmetro com o selo Procel.

Esse selo indica que o equipamento possui um bom desempenho e consome menos energia.

4) Posicione o fogão longe da geladeira

Quando estão muito próximos um do outro, a alta diferença de temperatura entre o fogão e a geladeira pode interferir no consumo de energia desses eletrodomésticos provocando um gasto mais elevado do que necessário.

5) Desligue as luzes

Apesar de essa dica já ser muito conhecida e intuitiva, é sempre importante se lembrar de apagar as luzes ao sair dos cômodos.

Além disso, você também pode investir na iluminação natural deixando as janelas abertas durante o dia e pintando as paredes com cores claras.

6) Assessoria energética da Vatio

Essa é uma ótima dica se você está querendo tomar ações mais eficientes que vão garantir uma grande economia na sua conta.

Nós, da Vatio, ajudamos você a reduzir o seu custo com energia entendendo a sua dinâmica de consumo, identificando mudanças que podem ser implementadas e cuidando de todas as alterações a serem feitas.

7) Instale um sistema de energia solar fotovoltaico

Essa é a dica mais eficiente quando estamos falando sobre reduzir gastos com a conta de luz. Com um sistema de energia solar gerando energia para a sua residência, é possível reduzir em até 95% a sua conta de luz por pelo menos 25 anos. 

Além de reduzir a sua conta de luz e contribuir para o meio ambiente, por ser uma energia limpa e renovável, a energia solar também representa um ótimo investimento.

Se interessou? Quer saber qual o tamanho ideal de um sistema de energia solar para sua conta? Calcule aqui como ficaria a sua geração de energia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *